O filme TEMPOS MODERNOS com Charles Chaplin faz diversas críticas sobre como era tratada a classe trabalhadora da época ´´Proletariado``.
Os Burgueses eram os donos das empresas ´´Industrias`` e exploravam a mão de obra que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas industrias, não importando as conseqüências, esses trabalhadores tinham jornadas de trabalho muito extensas, seus descansos eram reduzidos ao mínimo possível, resumindo a uma alimentação muito rápida onde todos operários era obrigados a paralisar as atividades ao mesmo tempo.
Suas atividades eram muito repetitivas, o trabalho realizado tinha um resultado do qual os operários desconheciam completamente, pois eram limitados a um pequeno espaço de produção, as atividades causavam muito estresses por seus movimentos repetitivos causando a fadiga, dores freqüentes e levando muitas vezes a completa loucura.
O salário era muito baixo, o ambiente de trabalho muito sujo e as maquinas que manuseavam muito perigosas e provavelmente tinham constantes acidentes de trabalhos que eventualmente eram ocultados.
Os pesquisadores e cientistas da época buscavam soluções que satisfizessem os grandes industriais trazendo soluções para diminuição de tempo de produção reduzindo os descansos dos operários, pois se buscava o aumento do lucro diminuindo as despesas operacionais, no filme isso se ilustra no momento que apareceu uma maquina para ser usada pelos operários no momento de sua alimentação.
Com essas inovações tecnológicas os operários perceberam que estavam sendo substituídos por maquinas que fazia o serviço de diversas pessoas, conseqüentemente provocando demissão em massa e greves dos operários que viam seus espaços tomados por engenhocas.
Podemos trazer esse exemplo para os tempos atuais, pois se não buscarmos nos qualificar e capacitar, vamos ficando para traz perdendo o espaço para as maquinas e também para outras pessoas mais preparadas, pois quem não for qualificado o suficiente para trabalhar em um computador nos tempos de hoje, ficará de fora do mercado de trabalho, uma vez que sem esse requisito, seremos considerados analfabeto.
O filme critica modos de produção capitalistas que buscava o elevado lucro a qualquer preço, a ambição e principalmente, as condições de trabalho desses trabalhadores. Esse problema não ficou no passado, existe o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas que usam e abusam do lucro retirado do suor do trabalho árduo dos funcionários, o baixo salário no Brasil ainda é uma triste realidade em que convivemos nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário